A organização do Tomorrowland Winter acaba de confirmar o cancelamento da segunda edição do festival que iria decorrer na próxima semana de 14 a 21 de março, a dois mil metros de altitude nos Alpes franceses. A causa, é conhecida de todos: a propagação do coronavírus. 


A organização refere que o Governo francês tem vindo, desde a semana passada, a tomar medidas drásticas em relação ao COVID-19 em França, proibindo desta forma grandes reuniões/grupos de pessoas e os que juntam participantes de diferentes nacionalidades. De entre muitos outros eventos cancelados, também a meia-maratona de Paris viu esse desfecho. Os dados oficiais disponíveis registam em França 285 pessoas infetadas e 4 mortos.


O Alpe d 'Huez Ski e as suas respetivas estações permanecerão abertas aos visitantes e todas as atividades habituais decorrem normalmente. 


Embora seja uma notícia bastante perturbadora para os festivaleiros que compraram ingressos para o festival, é crucial que os responsáveis dos eventos coloquem a saúde dos participantes, artistas e colaboradores em primeiro lugar nas prioridades.


Recorde-se que o DJ e produtor Ewave tinha atuações marcadas para os dias 15 e 16 de março e seria o primeiro artista português a estar presente na edição de inverno do Tomorrowland. 

Publicado em Tomorrowland
Aquele que é considerado o maior evento Chill Out do país não se realiza em 2011.

A sua quinta edição, inicialmente agendada para o próximo Sábado dia 27 de Agosto, foi cancelada pela sua entidade organizadora, a Câmara Municipal de Loulé.

Em comunicado, a Autarquia refere que pretende não comprometer a qualidade do evento com uma edição mais simples, sendo que 'esta decisão tem por base a necessidade de contenção orçamental, dado que este é um evento que envolve um grande investimento e que, por ser gratuito, não gera retorno financeiro directo '.

Esta foi uma decisão bastante reflectida e surge também da necessidade de definir prioridades de investimento num momento em que o país atravessa sérias dificuldades. Este cancelamento tem um efeito pontual, sendo objectivo da autarquia retomar a organização do evento assim que se reúnam as condições necessárias para a sua realização, refere o comunicado.

Concebida, organizada e promovida integralmente pela Autarquia de Loulé, a Noite Branca veste literalmente a cidade algarvia para a despedida do Verão desde o ano 2007. Numa noite, a cidade é transformada num palco gigante de animação, descontracção e cultura, onde os visitantes são os protagonistas. Centenas de artistas dão vida às ruas e ruelas de Loulé, com o branco como mote permanente e transversal às várias manifestações, que vão da música à animação de rua, da moda à pintura, do novo circo às artes plásticas. Os espectáculos inéditos, são criados em exclusivo para a ocasião, onde o factor surpresa é uma constante. Os locais mais inusitados são palcos de momentos que se pretendem inesquecíveis, desde a varanda de um prédio, à muralha do castelo, ou simplesmente o ar, onde alguns artistas actuam suspensos.

Recorde-se que a Noite Branca de Loulé foi distinguida na ‘Gala dos Eventos 2010’ como 'Melhor Evento Público’.
 

Transcrevemos na íntegra o comunicado da Câmara Municipal de Loulé.
A Câmara Municipal de Loulé, entidade organizadora e promotora da Noite Branca, torna pública a decisão de não realizar, no corrente ano, esta iniciativa.

A decisão tem por base a necessidade de contenção orçamental da autarquia, dado que este é um evento que envolve um grande investimento e que, por ser gratuito, não gera retorno financeiro directo. Assim, a autarquia preferiu não comprometer a qualidade do evento com uma edição mais simples, e adiar a sua realização.
Esta decisão surge também da necessidade de definir prioridades de investimento num momento em que o país atravessa sérias dificuldades.

A Câmara Municipal de Loulé, com esta decisão, procura assim uma melhor racionalização do erário público, focando a sua atenção no apoio às pessoas, nomeadamente os grupos sociais mais frágeis. O momento difícil pelo qual estamos a passar exige uma grande responsabilidade por parte das organizações públicas, pelo que esta decisão, que foi bastante reflectida, assume também ela um carácter simbólico que importa realçar, num quadro de empenho global para a recuperação económica da região e do País.

Este cancelamento tem um efeito pontual, sendo objectivo da autarquia retomar a organização do evento assim que se reúnam as condições necessárias para a sua realização.

 
A Origem da Noite Branca
Com origem em algumas cidades europeias e norte-americanas, o conceito da Noite Branca é normalmente associado a iniciativas de cariz humanitário ou de solidariedade social.

Na Europa, nas zonas turísticas, o conceito urbano de Noite Branca evoluiu entretanto para uma vertente também comercial, associando a música à animação de rua com o comércio aberto num novo conceito de lifestyle onde o glamour e a alegria ganham forma e onde as baixas das cidades ou os seus centros ganham, por uma noite, uma nova dinâmica.

Em Portugal, a Noite Branca tem apenas precedentes em Coimbra quando um grupo de alunos de Engenharia Biomédica da Universidade de Coimbra baseando-se na experiência de alguns estudantes que estiveram na cidade italiana de Turim, através do Programa Erasmus, tomou a iniciativa de realizar esta actividade depois de observar que em Itália havia uma boa participação por parte da população.

Assim nasceu em 2007 a Noite Branca em Loulé, um evento que atingiu, desde a sua primeira edição, níveis elevados de adesão por parte do público.
Publicado em Eventos
Em conferência de imprensa e de forma a evitar a propagação do coronavírus, o Governo da Dinamarca tomou a decisão de proibir todos os eventos com capacidade superior a mil pessoas até ao dia 31 de agosto deste ano, estando incluídos todos os festivais de verão deste ano daquele país. 

De entre os vários festivais afetados estão o conhecido festival Roskilde, um dos maiores da Europa, o Northside e o Tinderbox. Além destas, foram ainda tomadas outras medidas drásticas como a proibição de reuniões com mais de 10 pessoas até pelo menos ao dia 10 de maio e as escolas estão encerradas até dia 15 de abril. Atualmente a Dinamarca regista 5597 casos de covid-19 e 218 vítimas mortais.

À escala planetária, a pandemia Covid-19 tem causado prejuízos incalculáveis na indústria musical levando ao cancelamento de inúmeros eventos como é o caso do Ultra Music Festival em Miami e o Tomorrowland Winter nos Alpes Franceses.
Publicado em Eventos
Depois de ter sido obrigado a cancelar uma atuação no festival Electric Bounce House na Califórnia após ter sofrido escoriações na cabeça e nariz quando bateu num ecrã gigante de LEDs, Tiësto anunciou que tem outro cancelamento na sua agenda, desta vez no dia 4 de abril, em Caracas, Venezuela. 
 
Como é do conhecimento geral, a população venezuelana está num sério clima de tensão e agitação política e civil, facto que levou o DJ e produtor holandês a cancelar a sua atuação agendada para esta sexta-feira no Metropolitan University Caracas. 
 
"Vamos aguardar até que as coisas estejam mais estáveis. Não é hora de festa", disse Tiësto num comunicado, acrescentando que pretende reagendar o evento em breve e, desta forma, oferecer aos seus fãs um bom momento de música e animação.
 
Publicado em Artistas
O DJ e produtor Hardwell acaba de cancelar a sua atuação em Antuérpia, na Bélgica, incluída na digressão “I Am Hardwell United We Are”, devido a uma ameaça terrorista.
 
A atuação estava marcada para o próximo dia 13 de maio e os fãs do artista holandês foram avisados do cancelamento através de um e-mail. A equipa de Hardwell decidiu “que este não é o momento e o local certo para realizar este evento”, como se pode ler no comunicado oficial.
 
A digressão “I Am Hardwell United We Are”, que passou por Portugal em março do ano passado, vai terminar com uma atuação numa cidade europeia, numa data ainda a anunciar. Até ao momento, Hardwell não se pronunciou acerca deste cancelamento.
 
Recorde-se que a Bélgica continua em alerta máximo, depois dos atentados terroristas de 22 de março no aeroporto de Zaventem, local onde anualmente desembarcam todos os festivaleiros do Tomorrowland, que causaram a morte de mais de 30 pessoas e mais de 200 feridos.
 
Sobre o clima de insegurança, a redação do Portal 100% DJ falou com a organização do Tomorrowland, onde ficou claro que a equipa “está ciente de tudo o que se está a passar pelo mundo e como tal estamos em constante comunicação com todas as instituições governamentais na Bélgica e pelo mundo inteiro”, disse Debby Wilmsen, representante do festival, em exclusivo ao Portal 100% DJ.
 
Entretanto, o governo belga está a preparar uma nova proposta de lei, juntamente com a organização de grandes festivais como o Tomorrowland, que passa pela proibição da entrada de mochilas nos eventos.
 
{youtube}R1-sWDhzB50{/youtube}
Publicado em Eventos
Os governantes de Miami, cidade do estado americano da Flórida, vão debater esta quinta-feira, se permitem ou não a realização do segundo fim-de-semana (Phase 2), previsto e já anunciado pela produção do gigantesco evento de música electrónica Ultra Music Festival, para os dias 22, 23 e 24 de março.
 
Em 2012 os bilhetes para os três e únicos dias de evento esgotaram em poucas horas. Possivelmente esse facto pesou na decisão da produção em alargar o evento para mais um fim-de-semana de música. No entanto essa decisão não agradou aos moradores e empresários da cidade. Os mesmos afirmam que a realização do evento no Bayfront Park levará a perturbações de ruído e tráfego, que influenciam a estrutura da própria cidade e funcionamento dos ecossistemas. Os distúrbios e a desordem causada pelos festivaleiros, estão também em cima da mesa.
 
O documento se for aprovado pela autarquia da cidade, limita a 15ª edição do Festival a apenas um fim-de-semana. O responsável por este assunto - Vice-Presidente Marc Sarnoff - até ao momento, não teceu comentários à comunicação social.
 
A "Phase 1" do evento decorre nos dias 15, 16 e 17 de março e já estão confirmados os mais importantes nomes da música de dança, tais como Tiësto, David Guetta, Armin van Buuren, Avicii Above & Beyond, Afrojack, Bassnectar, Calvin Harris, Carl Cox, Fatboy Slim, Kaskade, Knife Party e Richie Hawtin.
 
Recorde-se que em 2012 passaram pelo festival cerca de 150 mil pessoas de todo o Mundo, divididas por três palcos que representavam diferentes sonoridades musicais. Avicii, David Guetta, Skrillex e Fatboy Slim foram apenas alguns dos artistas que passaram pelo Ultra 2012.
 
 
Publicado em Ultra Music Festival
Tim Bergling - conhecido no meio por Avicii - cancelou todos os seus eventos agendados, incluindo a atuação no TomorrowWorld a decorrer este mês, por motivos de saúde. As recentes cirurgias e o tempo de descanso que se seguiram não foram suficientes para a recuperação do seu estado de saúde.
 
Recorde-se que durante o Winter Music Conference deste ano, Avicii foi internado num hospital de Miami em carater de urgência devido a complicações com a vesícula biliar, levando-o a suspender sua atuação no Ultra Music Festival, sendo substituído por deadmau5. Mais tarde, foi revelado que o DJ e produtor sueco foi também obrigado a remover o apêndice.
 
Nos últimos dias, um porta-voz do artista escreveu em comunicado que este continuará em repouso, em Estocolmo, "até ter recuperado a força e bem-estar físico necessário para poder continuar a trabalhar no seu segundo álbum no próximo ano".
 
Publicado em Artistas
terça, 29 dezembro 2009 18:46

Concerto de 'Xutos' cancelado

O concerto de passagem de ano dos Xutos & Pontapés, agendado para a Torre de Belém, foi cancelado devido ao internamento de Zé Pedro.

De acordo com o comunicado enviado às redacções, o guitarrista da banda foi internado com uma hemorragia digestiva alta encontrando-se em “situação estável” e "sob vigilância médica”.

A Banda 'GNR' substituí os Xutos e Pontapés.
Publicado em Artistas
Segundo consta no website do mesmo, o evento foi obrigado a fechar portas tendo como base a falta de licenciamento correto para venda de ingressos e venda de comida. A organização reembolsará o valor dos ingressos.
 
O evento comecou na passada sexta-feira, ocupando um milhão de metros quadrados junto à Barragem de Alqueva, no concelho de Moura e decorria até ao dia 26 de agosto.
 
Segundo algumas fontes, o evento recebeu uma ação de fiscalização das autoridades competentes (ASAE), onde detetaram falta de licenciamento correto, nomeadamente para a venda de comida (Feirantes) e para a venda de ingressos.
 
Recorde-se que desde o passado dia 6 de fevereiro o Ministério Público tem em curso uma investigação sobre o festival. Na origem está um vídeo que circula pela Internet, alegadamente filmado numa das edições anteriores do KaZantip, onde se vê uma criança envolvida numa cena de sexo oral ao vivo.
O Departamento de Investigação e Acção Penal do Estado declarou à Lusa, que o processo "está na fase de inquérito, ou seja, de recolha de prova em ordem ao apuramento dos factos e das responsabilidades penais".
 
O evento foi também falado por milhares de pessoas nas redes sociais, inclusivé num Portal onde se pode ler que o evento em Portugal não corresponde ao 'evento verdadeiro', estando também descrita uma mensagem do 'Presidente' do evento onde cita que "não tem nada contra Portugal", antes pelo contrário, "tem bonitas cidades fortificadas". Na mesma mensagem pode ler-se que "eles [organização] não têm nada, exceto o desejo de vender tours e vizas (senha) para fazer algum dinheiro rápido".
 
Alguns artistas, nomeadamente deejays, queixaram-se através das redes sociais pela falta de consideração por parte da organização, onde a mesma, oferecia um saco de cama, espaço para dormir, e o artista tinha ainda a possibilidade de levar três amigos. Situação que também gerou alguma polémica.
 
A Página do evento no Facebook foi eliminada.
 
 
 
Publicado em Festivais
Más notícias para os festivaleiros brasileiros. A edição do próximo ano do Tomorrowland Brasil acaba de ser cancelada, depois de vários rumores circularem pelas redes sociais.
 
O anúncio foi feito numa palestra realizada em Fortaleza, pelas palavras de Luiz Eurico Klotz, diretor da agência que produz o festival belga no Brasil. Em causa está o cenário macroeconómico brasileiro aliado ao risco de prejudicar os parceiros e todo o universo do festival. “Então não basta querer, é preciso conseguir fazer”, referiu Luiz Eurico, fundador da Plus Talent.
 
Mas a esperança ainda não morreu. O Tomorrowland pode regressar ao território brasileiro em 2018 com o tema “Elixir Of Life”, tal como outro grande festival intitulado de Electric Zoo que poderá embarcar no Brasil e breve.
 
Este é o segundo cancelamento da expansão do Tomorrowland pelo mundo, depois do TomorrowWorld que se realizava nos Estados Unidos da América também ter visto o seu fim.
 
{youtube}RS8YgfMQB-E{/youtube}
Publicado em Tomorrowland
Pág. 1 de 4

Newsletter

Recebe novidades e conteúdos exclusivos no teu e-mail.